A gestação é um período importante na vida da mulher e deve ser visto pela sociedade não só como um período passageiro mas com um exercício importante no preparo materno, na construção de vínculos mãe-bebê.
A relação da sociedade com a gestação e o parto passou por muitas transformações ao longo da história. Nessa direção o parto é reconhecido como um processo cultural que reflete comportamentos e valores morais e sociais. Dentro da sociedade, criam-se deveres, direitos e mitos que são compartilhados dentro de cada cultura influenciando a forma como o parto é realizado. Nesse sentido, práticas distintas são observadas nas diversas épocas e culturas.
O parto é um acontecimento marcante na vida da mulher, através da situação desconhecida surgem sentimentos de impotência nas incertezas do evento esperado, gerando angústias durante sua gestação. O evento do parto marca o nascimento do filho iniciando mudanças significativas para a mulher, na transformação do corpo e na rotina diária de sua vida familiar.
O estado emocional da mulher durante a experiência do parto é um momento em que a mulher deve ser acolhida pela equipe de saúde e seus familiares, na intenção de favorecer na experiência do momento vivido, amenizando a dor e a ansiedade.
Entendendo a importância aos papeis sociais no desenvolvimento, é de suma importância à compreensão de como o parto é percebido, pensado e temido pela mulher gestante. O preparo emocional da mulher não elimina a dor da experiência, mas favorece no alívio de seu sofrimento e para uma experiência mais tranqüila.
Indicações de filmes com o tema:
O renascimento do parto- O filme fala do parto normal e mostra histórias de mulheres que optaram por ele.
Documentário “bebês”- Trata-se de um documentário que mostra a vida de bebês nascidos em diferentes países: Japão, Namíbia, Estados Unidos e Mongólia.
Juno- O filme é leve e divertido. Ele trata de uma adolescente de 16 anos que fica grávida de seu melhor amigo e decide entregar o bebê a um casal após o nascimento.
O que se esperar quando você esta esperando- O filme conta a história de cinco casais que estão esperando seus bebês.
Indicações de textos com o tema:
“Uma vez cesária sempre cesárea?” Representações sociais de mulheres com uma cesárea em gestação anterior sobre o parto normal. http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/GCPA-99PPWH
Gestação e a constituição da Maternidade. http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n1/v13n1a07.pdf
Texto escrito por Fernanda C. M. Magalhães e Mayra L. de Barros para trabalho de conclusão de bacharelado
———
Referências
NASCIMENTO. A. C. “Uma vez cesária sempre cesárea?” Representações sociais de mulheres com uma cesárea em gestação anterior sobre o parto normal. 2013. 152p. Dissertação apresentada ao programa de pós graduação. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
PICCININI, C. A; LOPES, R. S; GOMES, A. G; NARDI, T. Gestação e a constituição da Maternidade. Psicologia em estudo, v.13, n.1p.63-72, 2008.
PICCININI, C. A; MARIN, H. A; DONELLI, T. M. S;LOPES, R. C. S. Expectativas e Sentimentos de mães solteiras sobre a experiência do parto.Aletheia, v.29, p.57-72. 2009.